Feira de Santana, Bahia – A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA) tem o prazer de anunciar a abertura das indicações para a Medalha do Mérito Cultural Professora Lélia Fernandes 2025. Esta honraria busca reconhecer e celebrar indivíduos e instituições que fizeram, ou continuam a fazer, contribuições significativas para a cultura e seu desenvolvimento.
A Medalha do Mérito Cultural Professora Lélia Fernandes foi criada para homenagear personalidades, poetas, escritores, artistas, órgãos e entidades públicas e privadas — sejam eles municipais, estaduais ou federais — que se destacam por sua relevante atuação em prol da cultura. É uma oportunidade para valorizar aqueles que enriquecem o cenário cultural e impulsionam seu crescimento.
Os agraciados com a distinta honraria terão seus trabalhos divulgados amplamente, por todos os meios disponíveis. Além disso, receberão um Diploma e a Medalha de reconhecimento, que contará com a imagem do rosto da Professora Lélia Fernandes.
A avaliação e concessão da medalha serão realizadas pela Diretoria da AMLA, por maioria simples dos votos. Cada membro efetivo da Academia tem a oportunidade de indicar uma pessoa ou uma instituição para concorrer ao prêmio.
Como indicar
As indicações estão abertas de 20 de julho a 11 de agosto de 2025. Para participar, os interessados devem enviar um ofício simples, assinado por um membro da AMLA, para o e-mail academiametropolitana1@gmail.com. Este ofício deve conter a justificativa para a indicação e vir acompanhado do currículo e de uma foto do candidato ou da instituição.
A cerimônia de entrega das medalhas e diplomas ocorrerá em um ato solene no dia 04 de novembro de 2025. A data é especialmente significativa, pois coincide com a celebração do Dia Nacional da Cultura e o aniversário da AMLA.
A Secretaria da AMLA manterá um livro de registro exclusivo, onde serão inscritos, em ordem cronológica, todos os agraciados e seus dados biográficos, preservando a memória de suas contribuições.
De acordo com poeta e psicólogo Maroel da Silva Bispo, Presidente da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana, a Medalha do Mérito Cultural Profª Lélia Fernandes colabora para o reconhecimento de instituições e personalidades que tem se dedicado à Cultura e às Artes em geral em Feira de Santana e região.