Feira de Santana, Bahia – A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA) anunciou a abertura das indicações para o Prêmio Carolina Maria de Jesus 2025. A iniciativa visa reconhecer e valorizar a contribuição de mulheres negras que se destacam em diversas áreas, além de enaltecer a luta por igualdade e o protagonismo feminino negro.
O prêmio, que leva o nome da icônica escritora Carolina Maria de Jesus, busca dar visibilidade a mulheres negras nas áreas de cultura, educação, arte e proteção dos direitos humanos. As categorias contempladas incluem: escrita literária (prosa e poesia), música (canto e composição), arte de rua e educação.
Além disso, a honraria dedica-se a destacar a luta de resistência contra as desigualdades sociais, o empreendedorismo e o protagonismo feminino negro, concedendo reconhecimento a mulheres como feirantes, catadoras de materiais recicláveis e outras trabalhadoras negras com baixa visibilidade social.
Os agraciados com o Prêmio Carolina Maria de Jesus receberão ampla divulgação de seus trabalhos, por todos os meios disponíveis, e um Diploma e Prêmio de reconhecimento, que contará com a imagem do rosto da escritora Carolina Maria de Jesus.
A avaliação e concessão das honrarias serão realizadas pela Diretoria da AMLA, por maioria simples dos votos. Cada membro efetivo da Academia poderá indicar apenas uma pessoa ou uma instituição.
Como indicar
O prazo para as indicações é de 20 de julho a 11 de agosto de 2025. As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail academiametropolitana1@gmail.com. O processo requer o envio de um ofício simples, assinado pelo membro da AMLA, contendo a justificativa para a indicação. O ofício deve ser acompanhado do currículo e de uma foto da candidata.
A cerimônia de entrega do Prêmios e Diploma acontecerá em ato solene no dia 04 de novembro de 2025. A data é duplamente significativa, pois marca o Dia Nacional da Cultura e o aniversário da AMLA.
A Secretaria da AMLA manterá um registro detalhado dos agraciados, com seus dados biográficos, em um livro próprio, garantindo a preservação da memória dessas importantes personalidades.
Segundo o poeta e psicólogo Maroel da Silva Bispo, Presidente da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana, "o Prêmio Carolina Maria de Jesus contribui para a valorização e o reconhecimento do legado e da contribuição das mulheres negras para a sociedade".