A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira De Santana – AMLA, torna público a realização do seu 3º Concurso Nacional de Poesias, conforme normas estabelecidas neste Edital e dá outras providências.

 

1 – DO OBJETIVO

 

O 3º Concurso Nacional de Poesias da AMLA é uma iniciativa da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira De Santana - AMLA, a fim de incentivar o gosto pela poesia, a formação leitora e a produção literária, despertando o poeta que existe dentro de cada pessoa. O evento conta com o apoio cultural da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e da Editora Mandacaru. 

 

2 – DA PARTICIPAÇÃO

 

Qualquer pessoa, exceto os membros da AMLA, poderá participar, do Brasil e também do exterior, desde que o texto seja escrito em língua portuguesa e tenha algum endereço no Brasil; Cada candidato poderá participar com apenas uma poesia, conforme as categorias:

•    Categoria 1(apenas do Brasil): Infanto-juvenil – Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

•    Categoria 2: Adulto – público geral.

 

3 – DA TEMÁTICA

 

     O tema é de livre inspiração por cada poeta.

 

4 – DA INSCRIÇÃO

 

4.1 – Cada autor, utilizando um PSEUDÔNIMO, poderá se inscrever, de forma gratuita, enviando somente 1 (um) poema, com no máximo  30 linhas, o qual não precisa ser inédito. Convém atentar que o poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Ao inscrever-se neste concurso, o candidato declara que o texto enviado é de sua própria autoria e assume a responsabilidade plena por eventuais acusações de plágio e violação de direitos autorais, que configura crime previsto no art. 184 do Código Penal. Os estudantes menores de 18 anos, junto com seus dados informativos, devem enviar um Termo de Autorização, assinado pelos pais ou responsáveis, para participar do presente concurso.

 

4.2 – A inscrição é gratuita e poderá ser realizada no período de 17 de abril a 18 de junho de 2025, somente por meio do e-mail: academiametropolitana1@gmail.com

 

4.3 – O poema deverá ser enviado em formato doc (Word), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5.

 

4.4 –  O candidato deverá enviar em anexo dois arquivos, sendo: arquivo 01, com o poema assinado com o PSEUDÔNIMO, sem o nome do autor; arquivo 02, com os dados informativos abaixo e se menor de idade, com o Termo de Autorização dos pais:

 

       DADOS INFORMATIVOS

 

a)    Categoria:

b)    Nome completo do autor:

c)    Data de nascimento:

d)   Endereço completo:

e)   Título do poema:

f)    Pseudônimo utilizado:

g)   E-mail:

h)   Telefone (whatsapp):

 

6 – DO JULGAMENTO

 Os textos serão apreciados por uma Comissão Julgadora, formada de três poetas com reconhecida performance cultural e literária, a ser definida pela diretoria da AMLA, a qual observará os critérios de criatividade, originalidade e correção gramatical; esta comissão terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões.

 

7 – DA PREMIAÇÃO

 

7.1 – Serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados das duas categorias com certificado impresso e 01 (um) kit de livros; farão jus ao certificado digital de Honra ao Mérito, os inscritos selecionados do 4º ao 10º lugar, das duas categorias. Será publicada no Jornal Maria Quitéria, parceiro da AMLA, uma entrevista com cada selecionado em 1°, 2º e 3º lugar de cada categoria. Todas as premiações ocorrerão por conta da AMLA, sem nenhum ônus aos autores selecionados.

 

8 – DO RESULTADO

 

8.1 – A divulgação do resultado será publicada no Instagram e no site da AMLA, e a solenidade presencial de entrega da premiação ocorrerá em Feira de Santana-BA, no mês de novembro de 2025 (período que se comemora o Aniversário da AMLA), com horário, data e local previamente informado aos participantes selecionados do concurso. 

 

 

 9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1 O envio da inscrição, por parte do candidato, por si só, constitui instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas.

 

9.2 –O ato de inscrição autoriza o uso do poema pela AMLA, após divulgados os resultados, sem ônus, para fins de divulgação em publicações, materiais e eventos da instituição, desde que citada a autoria.

 

9.3 – Não será aceita nenhuma forma de plágio. Caso seja constatada alguma fraude, ou o descumprimento das regras desse Edital, o participante será desclassificado.

 

Feira de Santana-BA, 17 de abril de 2025.

 

Maroel da Silva Bispo - Presidente da AMLA

Cláudia Gomes -Vice-Presidente da AMLA